sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Trabalho realizado em grupo
Projeto Um Computador por Aluno - UCA
Módulo: 04
Participantes:
Adriano Souza
Ana Antunes
Flávia
Liege
Maria do Carmo
Vera
Waldeilton
 






Currículo
   
 A princípio o texto fala sobre currículo dentro de um projeto integrado de tecnologia do mesmo.

É importante entendermos o que é uma cultura digital, hoje são os instrumentos de linguagens quefazem parte do cotidiano dos alunos. Ex.: internet, computador.

    Com a mudança da sociedade atual as escolas fazem grandes esforços para acompanhar esse crescimento tecnológico  . As crianças e os jovens desenvolveram formas diferentes de se comunicar, brincar e aprender, tendo outras noções de distância, tempo e espaço.  

    Dados da folha de São Paulo,constataram que 40 milhões de brasileiros têm acesso a internet ultrapassando países de primeiro mundo, como França , Alemanha , Estados Unidos e Japão ( as grandes potências mundiais). Mediante estes dados a Escola Públicas tem que se integrar as novas mídias e tecnologias as  atividades curriculares.

    O texto mostra Painel de Proposta de Projeto onde iremos construir um projeto com questões relacionadas  ao currículo e tecnologias. Seguiremos as orientações como: organizar, salvar, postar, participar da constituição de um painel, anotar dúvidas, sugestões   e participar da roda reflexiva coletiva.

    Dando continuidade ao texto temos a reflexão segundo a  autora Thurler (2001) que enfatiza um projeto de maiores chances de se concretizar quando seus objetivos são realistas.

    Algo que vimos bastante significativos no texto,foi que o currículo e o projeto com uso das TIC se tornam mais significativo quando trabalhamos com a pedagogia de projetos, principalmente quando o foco se concentra no protagonismo juvenil.

    O texto nos mostra na atividade 2.2 o compartilhamento do projeto em ação, onde serão visto os sucessos  e os insucessos dos mesmos a esse respeito tiveram várias referências  como    o vídeo Kuikero nas aldeias do Xingu.

    É um projeto voltado para prática social a vivência do grupo indígena, isso é uma prática concreta.

    Na atividade 2.3, trata-se currículo e suas características onde a princípio temos os seguintes questionamentos: como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e internet nas atividades  em sala de aula.

    Com o currículo, temos a seguinte reflexão: o que estamos informando na escola e o que queremos formar num mundo em que estamos vivendo.
  

 Mesmo assim sabemos que existe desencontros entre a prática e o discurso sobre currículo.
   
O uso das tecnologias abertas requer um currículo construído em processo dialético que envolve conteúdos, estratégias  de pedagógicas, valores, experiências de professores e alunos e diferentes  linguagens de representação do pensamento.

    É preciso ressaltar que o currículo transforma e é transformador.

    O Ministério da Educação elaborou  em 2007 um documento intitulado “Indagação sobre currículo”, onde questiona à educação, a escola e o currículo.

    Vimos que, esse documento reorienta a concepção de currículo incluindo o direito ao conhecimento, as ciências, aos avanços  tecnológico e as novas tecnologias de informação ,como  também o direito a cultura, artes e diversos tipos de linguagem. Formando cidadãos de valores.

    A partir da LDB  9394/96,   que despertou para transformação das escolas. Com vista a um projeto democrático que impulsionou a  do ressignificação do currículo escolar como trajetória de formação.

    Na atividade 2.5 Podcast, temos o seguinte questionamento: você educador está pronto para cultura digital. Esta atividade levanta várias questões a respeito.

    Ao final do texto, percebemos quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento do projeto.

    Temos que levar em consideração qual o papel de cada educador nesse processo de contribuição de currículo por projeto com o uso de tecnologia.

    E finalizando na atividade 2.6, teremos  a reflexão sobre aprendizagem ou seja, o que aprendemos sobre currículo por projetos com uso de tecnologias neste eixo.
    Concluiremos esta síntese com a mensagem de Paulo Freire em pedagogia da esperança 2006.

É preciso que o educador (a) saiba que o seu “aqui” e o seu “agora” são quase sempre o “lá“ educando... No fundo ninguém chega lá partindo de lá, mas de um certo aqui.  Isto significa em última  análise, que não é possível ao educador desconhecer, subestimar ou negar os “saberes  de experiências feitas” com que os educandos cheguem a escola.



3 comentários:

  1. Sol, parabéns por levar a todos seus conhecimentos, compartilhe sempre, pois, haverá sempre o retorno desse trabalho e será gratificante poder contar com pessoas maravilhosas como você.

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  2. Solange, continue sempre compartilhando seus trabalhos, suas ideias e tudo que você puder , para que outras pessoas possam aprender e interagir conhecimentos, aprender nunca é demais.

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  3. Solange, ótimo blog! Sempre poste seus trabalhos para que outras pessoas possa aprender com você.

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